top of page

Mentirosos - quando se é rico, branco, você pode ser tudo, mentir é um mero detalhe

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 25 de jun.
  • 3 min de leitura

ree

Quando comecei a assistir Mentirosos, série do Prime Video eu já sabia que era uma família rica, adolescentes privilegiados, e o mistério envolvendo um acidente quase fatal, e que é uma adaptação do livro Mentirosos, de E. Lockhart. Vamos conhecer os Sinclairs, uma família que é conhecida como realeza américa, o patriarca Harris (David Morse), casado com Tipper (Wendy Crewson), e que tem 3 filhas adultas, Carrie (Mamie Gummer) que é mãe de Johnny (Joseph Zada), Bess (Candice King) mãe da Mirren (Esther Rose McGregor), e Penny (Caitlin Fitzgerald) a mãe da nossa protagonista, primeira neta Sinclair – Cadence (Emily Alyn Lind).

Eles têm a tradição de todo o verão ficarem na ilha da família, e é no verão dos 8 que os primos são apresentados a Gat (Shubham Maheshwari), sobrinho do namorado da Carrie, Ed (Rahul Kohli).  


No verão dos 8 Candence, Johnny, Mirren e Gat ficaram conhecidos como os “mentirosos”, eles brincavam, aprontavam, e se protegiam usando mentiras. Ao chegarmos no verão dos 16 os mentirosos estão com mais problemas, Gat por ter ido visitar a mãe na Índia, entende que ele nunca foi tão bem-quisto nos Sinclairs, aquela exasperação de privilégios, influências, preconceitos, tudo ali é muito, parece de fato um conto de fadas, mas talvez ninguém tenha um final feliz. E neste verão tudo muda depois de um acidente ter deixado Candence sem memória, ela foi achada desacordada no mar e não se lembra do que aconteceu.

As mães - Carrie, Bess e Penne
As mães - Carrie, Penny e Bess

Depois de 1 ano, Candence volta a Beachwood, reencontra os primos, Gat, e ela não entende o porquê ninguém fala sobre o acidente, e porque eles não a procuraram durante aquele ano inteiro, e é nesse momento que a série vai ficando mais monótona e cansativa.

Até o 5° episódio eu estava comprando o romance adolescente, os problemas existenciais envolvendo jovens ricos, as mães que foram condicionadas a apenas agradar os pais visando uma herança, todos os segredos que os ricos possuem. Mentirosos vai criando um caminho que esses jovens ao se depararem mais uma vez em como a família é disfuncional, eles estavam dispostos a mudar, e por mais rasas que sejam algumas ações, a Cadence é a que mais parece disposta a quebrar esse ciclo, seja ele por amor, por indignação, por estar numa situação vulnerável depois do acidente, tudo leva a crer de que ela fará a diferença.


Candence e Gat
Candence e Gat

E foi exatamente com essa sensação que eu continuei assistindo, mesmo já achando que os 3 últimos episódios estavam arrastados, chatos, e até mesmo repetitivos para alguns personagens. Ninguém estava preparado para aquela reviravolta, quando descobrimos de fato o que aconteceu é um misto de surpresa e incredulidade, e rapidamente eu me senti enganada porque toda a narrativa do quebrar o ciclo poderoso dos Sinclair foi por água abaixo. Foi decepcionante entender que no final das contas, o que ficou posto é que quando você tem o dinheiro, é branco, loiro, nada de errado chega até você, o mundo é torcido as suas vontades, e por mais que crimes sejam cometidos eles podem ser relevados neste mundo, e isso é o ponto mais inadmissível na série.


A série ainda te deixa em aberto que ainda poderemos ter uma nova temporada, que não é de hoje que os Sinclairs criam sua realidade ao seu bel prazer, e isso é frustrante porque o esperado era que o ciclo fosse quebrado, Mentirosos é boa principalmente no seu início, mas o final irreal te escancara que o título da série está correto, a principal "qualidade"dessas pessoas é mentir.



Nota: Mediana, com um final frustrante.

Onde Assistir: Prime Video

 

Comentários


bottom of page