top of page

A Garota na Fita - um suspense bem articulado, angustiante, e com um desfecho que promete mais...

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 21 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura


ree

A Garota na Fita é uma daquelas séries que estavam na minha lista tem um tempo considerável, eu já tinha visto o trailer algumas vezes, mas sempre deixava para depois.

Esse depois chegou nessa semana, A Garota na Fita é uma série espanhola de suspense, baseada no romance de Javier Castillo (em 2020 tornou-se best-seller na Europa, e durante a pandemia foi o livro mais lido na Espanha), e vai nos contar que em 2010 durante o desfile de ruas na cidade de Málaga, uma garotinha de 5 anos desaparece misteriosamente. Seus pais Álvaro (Raúl Prieto), e Ana (Loreto Mauleón), procuram no desfile, mas sem sucesso, e quando a história chega no jornal Diario Sur, a estagiária Miren (Milena Smit) quer muito trabalhar nessa cobertura do desaparecimento de Amaya.


As buscas se intensificam, e uma rede de abusadores de menores é descoberta, mas infelizmente eles não conseguem encontrar nenhuma pista do paradeiro de Amaya, só que em 2016 Miren recebe na redação do jornal uma fita de videocassete com a gravação de uma menina num quarto, as instruções é de que é Amaya, e essa fita tem que ser mostrada aos seus pais. Com essa nova pista, a mídia e a polícia começam novas tentativas de enfim encontrar a menina, num primeiro momento eu fiquei incomodada com o apagamento de Miren, está posto que ela teve algum trauma anterior que a fez agir sempre com medo, mas tem uma obstinação por justiça louvável, e quando vamos descobrindo o trauma que ela tem você consegue compreender o porquê ela é assim, só que no início é difícil compreendê-la no todo.

ree
Os pais e Amaya no desfile

A Garota na Fita tem 6 episódios, e até o 4° você está convencido que o motivo do desaparecimento de Amaya e o trauma de Miren estão interligados, e eles tratam de abertamente de abusos de menores, crimes sexuais, são temas bem pesados, e isso já faz a série te deixar bem desconfortável. Entretanto eu estava absolutamente despreparada, para descobrir o exatamente o que aconteceu com Amaya nesse tempo, e posso garantir que não é algo de extrema violência, mas as cenas dela garotinha sofrendo por estar longe dos pais partiu meu coração, eu chorei muito, e neste episódio eu tive que avançar em alguns momentos para tentar me recompor, acredito que quem é pai ou mãe, assim como eu, assimila essas coisas de outro prisma. Você vai se colocando de fato no lugar desses pais, imagina Amaya como seu filho(a), e o coração fique minúsculo e despedaçado.


A resolução do sumiço de Amaya é surpreendente, você realmente é pego se surpresa, e quando todas as peças desse enredo vão se encaixando, e a parte mais pesado que envolve diretamente Miren é deixado de lado, mas como há um mega gancho para uma continuação (Javier escreveu mais um livro), eles escancaram que numa futura temporada todo esse esquema criminoso e asqueroso que acompanhamos terá mais um capítulo, eu sinceramente fico me perguntando se eles irão conseguir manter o ritmo, mas só terei certeza se a Netflix renovar. A Garota na Fita é uma série de suspense bem interessante, e mesmo com algumas mudanças no rumo da história eles conseguem convencer o telespectador, e te entregam uma narrativa bem construída.



Nota: Muito boa e promissora

Onde Assistir: Netflix

 

Comentários


bottom of page