Disclaimer - Aula de narrativa, interpretação, direção, fotografia, trilha sonora, orquestrada por Alfonso Cuarón
- Janaina Pereira
- 12 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

A primeira vez que vi o teaser de Disclaimer na Apple TV+ o que me chamou a atenção foi a narração no teaser, que dizia de forma muita pausada e clara que deveríamos ficar atentos á narrativa e á forma, as imagens mostravam uma Cate Blanchett angustiada, cenas eletrizantes e intrigantes, e uma chamada para uma experiência em 7 partes, e já me adianto que é de fato, viver uma experiência.
Catherine (Cate Blanchett) é uma documentarista premiada, casada com Robert (Sacha Baron Cohen), eles têm um filho, Nicholas (Kodi Smit McPhee) que acabou de sair da casa dos pais, e mesmo Nicholas e Catherine não terem uma proximidade, tudo na vida daquelas pessoas parece estar no lugar que deveria. Tudo muda quando Catherine recebe um livro intitulado “O Completo Estranho”, de E. J. Preston, ela não sabe quem enviou o livro, nem o autor, mas ao iniciar a leitura ela percebe que não é uma história qualquer, ela faz parte daquilo, algo que aconteceu a 20 quando a jovem Catherine (Leila George) estava de férias com Nicholas criança, na Itália e uma tragédia aconteceu: Jonathan (Louis Partridge), de 19 anos morreu afogado.

Eu não irei falar abertamente sobre os episódios, porque Disclaimer é uma minissérie para ser apreciada nas descobertas, a narrativa vai te envolvendo de uma forma muita única, é bom ressaltar que há um aviso da própria Apple TV+ sobre conteúdos sensíveis, sejam de violência, intimidade, tudo acontece, mas acreditem não está ali gratuitamente, faz parte para o nosso envolvimento com a trama. No teaser dizia-se também sobre nossas crenças enraizadas, e eu me deixei levar pela narrativa, julguei atitudes dos personagens, mas quando o episódio final te entrega um plano mais amplo, e que abarca todos os envolvidos você se pergunta quantas vezes já fez esses julgamentos?

Cate Blanchett faz uma Catherine adulta carrancuda, em muitos momentos até antipática, soberba, a relação complicada com o filho a deixa ainda mais desconfortável, já seu marido Robert tem uma postura mais passiva, e idolatra a esposa, mas esse perfil quase bobo me afastou do personagem. Nicholas é um jovem cheio de problemas, mas não parece preocupado com eles, seu pai oferece proteção, disponibilidade, apoio emocional e financeiro, e isso o afasta cada vez mais de Catherine. Stephen (Kevin Kline), sabe do segredo de Catherine, ele tem um envolvimento pessoal com tudo, está em busca de justiça, vingança, cura? Ele tem uma ingenuidade proposital que faz os outros terem pena, afinal é apenas um idoso perdido, e tudo isso com uma irreverência cativante, sua interpretação corporal está estarrecedora.


Preciso falar sobre Leila George e Louis Partridge, e do quanto comprometidos, dedicados eles estão, é surreal vermos o quanto cada um entregou como a jovem Catherine e o Jonathan. Nas cenas mais explicitas o nível de sensualidade quase palpável é absurda, há uma cena dos dois num restaurante que chega a ser afrodisíaca nos diálogos. Louis trouxe um ar juvenil e ingênuo ao Jonathan, o tom assertivo a tanta complexidade que o personagem exigia. Leila George é lindíssima, sensual na essência, e conseguiu usar tudo isso sem ficar vulgar, suas cenas mais intimas não incomodam neste sentindo, porque é crível, plausível Catherine viver aqueles acontecimentos. Sua maternidade já está num lugar que a aprisiona, mas Leila traz um ar mais feliz para aquela Catherine, que apesar de não estar satisfeita com a vida que tem, ela ainda estava aberta para o mundo.
Disclaimer é baseado no livro de Renné Knight, que no Brasil tem o nome de Difamação (Ed.Suma de Letras), e foi uma adaptação dedicada em nos envolver, Cuarón fez uma obra grandiosa, inteligente, envolvente, sensível e leva quem assiste as mais diversas reações, e sempre com a certeza de que está assistindo algo maravilhoso.
Nota: Excelente, uma aula de muita coisa.
Onde Assistir: Apple TV+
Comments