top of page

Dois Estranhos - Um curta metragem tão realístico que dói

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 1 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura


ree

Dois estranhos é um curta ganhador do Oscar 2021 que narra de forma contundente em seus 32 minutos que o racismo estrutural mata, não importa onde, por quê, como, ele simplesmente continua exterminando pessoas negras. Carter (Joey Bada$$) acorda na cama de Perri (Zaria), a mulher com quem dormiu na noite anterior, e ao acordar vemos os dois falando de amenidades, e há uma vontade de um próximo encontro.


Ao sair do apartamento Carter tromba com um estranho derramando o café dele, ao pedir desculpas um policial abordar Carter de maneira truculenta, pergunta se o que está fumando é cigarro, levanta suspeitas sobre o dinheiro que acha com ele, e ao dar a voz para uma prisão arbitrária Carter reage e Merk (Andrew Howard), o enforca até a morte, e sim, essa cena é uma referência direta a morte de George Flyod que ocorreu em 2020. Logo em seguida a cena do começo se repete, e Carter acorda com a sensação de dejavu na cama com Perri novamente, e ele acha que o houve foi apenas um pesadelo, entretanto ao sair do apartamento ele consegue visualizar o estranho antes de trombar com ele, mesmo assim o policial Merk o aborda e o mata de novo.



ree

O curta vai nos mostrando que não importa como Carter tente começar esse dia, ele sempre irá ser assassinado por Merk, e todo esse ódio vem única e exclusivamente do racismo. Os últimos 15 minutos do curta são aflitivos, você embarca junto com Carter na tentativa de não ser morto, mas o que fica claro é que não importa o que ele faça, a cor da sua pele é o único motivo que será visto por Merk para assassiná-lo.



O racismo matou Carter, George, e no Brasil 80% das mortes violentas são de jovens negros, segundo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Unicef divulgado em 2021*. Infelizmente o racismo enraizado na nossa estrutura de país, faz com que o negro sempre seja o principal suspeito, o confundido, o alvo, e se for periférico então, aí quase não há chance. Dois Estranhos é um curta robusto, reflexivo, e evidencia de uma forma escancarada o que é ter a pele negra num mundo abarrotado de preconceito, é horroroso vislumbrar que assim como Carter tantas pessoas têm um alvo para si todo o tempo, sem trégua, sem descanso.


*https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/10/22/mortes-violentas-criancas-e-jovens-brasil.htm



Nota: Excelente, doído, importante

Onde Assistir: Netflix


 
 
 

Comments


bottom of page