top of page

A Biblioteca dos Sonhos Secretos - Michiko Aoyama - livro que traz esperança, fé e propósito

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

 

ree

Este foi um livro que comprei muito pela capa, e por trazer no título o nome biblioteca, não conhecia nada da autora – Michiko Aoyama, nem tinha qualquer noção do que se tratava a história. E já fiquei surpresa por serem 5 histórias com pessoas distintas, e que o elo entre elas é irem a mesma biblioteca, e conhecer a enigmática Sra. Komachi, a bibliotecária que sempre faz a mesma pergunta: “O que você procura?” e além de indicar um livro adicional ao que cada um pede, ainda oferece um brinde aparentemente comum.


Cada história traz sentimentos muitos humanos que já passamos, conhecemos alguém que passou, tudo que acontece é muito natural do ato de viver, e acho que isso é traz a nossa empatia com esses personagens, outro ponto muito interessante trabalhado aqui é a importância dos livros, e que vai além apenas do conhecimento, aumento de repertório, muitas vezes encontramos nos livros cura, respostas, propósito, mudanças, recomeços, e neste livro estamos recheados de novidades para cada uma dessas pessoas.


Na primeira história encontramos Tomoka, jovem que veio do interior, e acreditava piamente que ao chegar ao centro urbano seria, teria, viveria mais. Entretanto o que ela conseguiu é um emprego de vendedora que não a atrai, e tem a sensação real de que está perdendo tempo. Já o contador Ryo, tem 35 anos e seu trabalho está monótono, ele não se sente reconhecido, tem uma namorada brilhante, e anseia ter coragem, disposição, ou até mesmo uma reviravolta do destino para que possa empreender naquilo que sempre sonhou.


Natsumi tem 40 anos, e sua carreira como editora era sua prioridade, mas depois que sua filha nasceu teve que mudar de cargo, seu casamento também está mudando, e é latente que o peso da maternidade está mexendo com o seu emocional, ela ama a filha, mas por que a sociedade a vê menos capaz depois de ser mãe? Essa de longe foi a história que mais mexeu comigo, principalmente pela conexão da maternidade.


Na penúltima história conhecemos Hiroya, que no momento está desempregado, mora com a mãe, e mesmo sonhando desde sempre em ser desenhista, ele acredita que a vida real não vai dar brecha para que ele realize seu sonho. E por último conhecemos Masao, 65 anos, acabou de se aposentar, e ele percebeu tristemente que seu valor como pessoa está ligado á sua carreira, o ócio trouxe angústia, e tudo a sua volta parece o julgar por estar “sem nada a fazer”.


Todas as histórias trazem veracidade, humor, drama, reflexões, e até quando eu achei uma das narrativas contadas mais tediosa, lenta, quando finalizamos o livro sabemos que valeu muito a leitura. A Biblioteca dos sonhos secretos é um livro puramente leve, parece que estamos lendo sobre nós, ou os nossos, tudo traz a sensação de familiaridade, e para os apaixonados pelo poder mágico dos livros, temos mais uma comprovação de que eles nos mudam, e são capazes de mudar tudo ao nosso redor.



Nota: Muito fofo, leve e esperançoso

Editora: Sextante

Comments


bottom of page