top of page

Uma Questão de Química - uma joia escondida na AppleTV+

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 4 de set. de 2024
  • 3 min de leitura



Uma Questão de Química é aquele tipo de produção que te causa infinitas emoções, e isso acontece porque brilhantemente eles falam de muitos temas sem se perder, tudo faz sentido, e isso me fez questionar como mulher, porque se hoje (2024), eu posso ter uma voz mais ativa, mais direitos, mas acessos, é porque antes de mim vieram muitas trilhando um árduo e cruel caminho.


E já te adianto que se assim como eu você está com o pé atrás pelo trailer, fique tranquilo e continue, apesar do nome, e dos protagonistas serem dois químicos brilhantes, dedicados, com aquela gana de querer fazer grandes descobertas, a produção vai tratar de racismo, religião, maternidade, retrata uma época muito difícil para a mulher que foi a década de 50, porque apesar de muitas começarem a questionar o seu lugar na sociedade, como vimos com a nossa protagonista Elizabeth Zolts (Brie Larson), ainda é um lugar insalubre para as mulheres.


Calvin (Lewis Pullman) e Elizabeth (Brie Larson)

A narrativa começa com Elizabeth uma estrela da TV com u programa de culinária, mas que ela por ser Química traz muito desse seu conhecimento para as receitas, e isso é claro, chama muito atenção das pessoas. Entretanto vamos descobrir que antes do sucesso televisivo, Elizabeth trabalhava num laboratório, e que foi neste ambiente que ela conheceu o também Químico Calvin (Lewis Pullman), e que ao começarem a se envolver tanto profissionalmente como emocionalmente, eles irão mudar de vez o rumo de suas vidas. Essa série ela consegue ser original até na maneira como narra o caminho de seus personagens, não há qualquer marasmo nos 8 episódios, tudo chama atenção, o elenco é talentosíssimo, os diálogos são poéticos e necessários, e o fator surpresa em muitos momentos só te agrega na experiência.


Brie Larson foi para mim uma grata surpresa, eu gostava do trabalho dela na Marvel, só a conhecia deste personagem, mas aqui ela provou de todas as formas o quanto é grandiosa, e que seu talento é maior do que imaginávamos, ela soube dar o tom perfeito para Elizabeth, o poder de resiliência que ela tem é mais que admirável. Todo o caminho que Elizabeth tem que percorrer, e o que ela já passou também é um conjunto de tentativas para um mundo, e ela ser melhor, quando conhecemos sua versão na infância entendemos sua rigidez em se permitir mostrar aos outros, quando a vemos na faculdade sabemos exatamente o motivo que ela é tão receosa em confiar, mas quando ela está com Calvin sentimos, vemos as mudanças acontecer, mesmo que ela ainda não saiba o que mudou. As peças de quem é essa mulher estão nos episódios, e culminam num desfecho caloroso, emocionante e muito, muito promissor.

Harriet (Aja Naomi King)

Atente-se a vizinha de Elizabeth e Calvin, a incrível Harriet (Aja Naomi King), essa mulher tem uma força que move não só ela e sua família, mas que transborda para todos que de um jeito ou de outro cruzaram seu caminho. Algumas cenas que a envolvem são duras de ver, ouvir, e ela mantém aquele olhar altivo, objetivo, persistente que e necessário não apenas para ir atrás do que quer, mas naquele momento também um modo literal de sobrevivência. Calvin é um cientista brilhante, mas que possui uma excentricidade que num primeiro momento pode ser esquisita, mas que será compreendida quando conhecemos mais o seu passado. E a partir do momento que a sua vida cruza com Elizabeth, nos é apresentado um Calvin mais romântico, parece que ele encontrou o seu sentido de vida.


Os desdobramentos que a produção nos entrega são surpreendentes, emocionantes, bem criativos e inesperados em alguns momentos, e isso só faz querer você ver mais, porque você se importa com essas pessoas, duvido muito que ao assistir o primeiro episódio você fique encantado. Tudo é milimetricamente pensado, bem executado para que a mensagem seja ouvida, refletida.Brie Larson também é produtora executiva da minissérie junto com Jason Bateman, e a Química é um ramo da ciência que se dedica a pesquisar a matéria e suas transformação, explorar as propriedades, composição e as variações energéticas durante essas reações, e isso pode ser aplicado com facilidade a vida, suas mudanças, escolhas, as pessoas que nos conectamos por inúmeros fatores, e é isso a essência dessa série, a transformação que o amor causa, as reações que temos ao entrarmos na vida de outras pessoas, o que nos define são esses elos que criamos ao longo de uma vida.



Nota: Incrivelmente interessante e reflexivo

Onde Assistir: AppleTV+

 

Comments


bottom of page