Tipos de Gentileza - incrivelmente bizarro, Yorgos mantem originalidade
- Janaina Pereira
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Eu tinha quase zero conhecimento do que se tratava o novo filme do Yorgos Lanthimos, sabia que tinha Emma Stone e Willem Dafoe, a mesma dupla de Pobres Criaturas, e que no total seriam 3 histórias e só. A primeira surpresa é a duração do filme, quase 3 horas e logo na música inicial eu fiquei bem esperançosa do que iria assistir.

São de fato 3 histórias com os mesmos atores, mas que interpretam personagens distintos em cada narrativa apresentada, na primeira o foco está em Robert (Jesse Plemons), que trabalha para o personagem de Willem Dafoe, mas essa relação está muito além do trabalho, Robert está numa situação de submissão absoluta a tudo que o chefe propõe, e isso vai em todos os âmbitos imagináveis, ou não. Desde que vi Jesse Plemons em Ataque de Cães (tem resenha aqui e está na Netflix), eu fiquei encantada com sua interpretação, e aqui ele conseguiu ir além, os 3 personagens interpretados por Jesse são interessantes, complexos, únicos.
Na segunda história, Jesse é um policial que está atormentado porque sua esposa (Emma Stone) está desaparecida, mas depois que ela é encontrada e retorna para casa, ele começa a entrar numa paranóia surreal, e isso vai desencadear momentos bizarros, e aqui é o momento em que Emma tem mais cenas, e como sempre parece que ela consegue interpretar com maestria qualquer loucura que Yorgos tenha em mente. Particularmente essa foi a história que menos gostei, mesmo assim são excelentes atuações, e em muitos momentos você fica de boca aberta assistindo.
Já na terceira história, Emma e Jesse são integrantes de uma seita que tem como líder Dafoe, e eles estão em busca de uma mulher com poderes milagrosos, e aqui eu acredito piamente que seja a melhor história, você irá se surpreender em muitos níveis com a narrativa, interpretações, e muitas revelações são chocantes, e é de fato com essa última história que vamos encaixando algumas pecas de tudo que assistimos até ali, e tudo fica muito mais bizarro, triste, e sem esperança.
Tipos de Gentileza não é sobre ser gentil, muito pelo contrário, em muitos momentos a minha sensação é de que as pessoas estavam fingindo uma bondade, uma gentileza muito bem posada, mas que na verdade é apenas para esconder os pensamentos, ações, interesses mais escabrosos do ser humano sabe, é impressionante como você começa achando apenas o bizarro, e termina vendo situações que infelizmente acontecem, e muito, mas que te enojam porque são criminosas e devastadoras para quem as vive.
Nota: interessante, o bizarro tornou-se tristemente humano.
Onde Assistir: Disney+
Commentaires